Anacom vai abrir concurso para quarto operador móvel



A atribuição de licenças de uso das frequências de 450Mhz vai iniciar-se em Dezembro. O processo, que está a ser estudado pela Anacom, vai abrir caminho a um quarto operador móvel.
A abertura de um concurso para a constituição de um quarto operador móvel tem por ponto de partida o aproveitamento de frequências que não estavam a ser utilizadas.

Actualmente, as redes móveis de Optimus, TMN e Vodafone operam nas frequências 900 MHz, 1800 MHz e 2100 MHz.

De acordo com o Público, a Anacom levou a cabo uma consulta pública sobre este assunto junto de 11 potenciais candidatos. Quatro empresas consultadas demonstraram interesse em apresentar candidaturas ao concurso de atribuição de licenças de exploração para o quarto operador móvel, que deverá ter início em Dezembro.

A Anacom, entidade que regula as telecomunicações em Portugal, pretende aumentar os índices de concorrência com o aparecimento de um quarto operador, num segmento que actualmente conta com 12,4 milhões de utilizadores.

Vodafone, Radiomóvel, TV Cabo e SGC de Pereira Coutinho demonstraram interesse em candidatar-se à atribuição da quarta licença de operador móvel. Por apurar está uma eventual incompatibilidade que estas empresas possam ter, do ponto de vista concorrencial.

Fonte: Exame Informática

~ por Rui Pedro em Quinta-feira, 2 Agosto, 2007.

Deixe um comentário